windows8_notetablets

Windows 8 vem chegando e fabricantes lançam notebooks que viram tablets

O Windows 8 está quase pronto. Sua estreia está marcada para setembro.

A grande novidade do novo sistema operacional da Microsoft está na simplicidade, aproximando o novo Windows do sistema operacional da Apple e do Google (o Android).

A principal dúvida é: como os fabricantes farão para oferecer aos usuários o que o Windows 8 tem de melhor?

Sim, por que este sistema é um grande avanço em relação ao Windows 7; o principal deles, o recurso touchscreen. Tá certo, até dá para usar o Windows 7 com uma tela touchscreen, mas o interface fica medonha.

A maior aposta são os notebooks híbridos. Ou seriam tablets com teclado? Quem primeiro tentou isso foi a Asus, com o seu Eee Pad Transformer.

Na Computex 2012 outros fabricantes, como Samsung, Acer e MSI. também resolveram mostrar os seus modelos de notebooks híbridos.

Mudança obrigatória

Esta nova era pós-PC ainda é uma incógnita e se o Windows 8 vai ser aceito ou não só saberemos em setembro.

O maior temor da Microsoft é a de que seus atuais clientes estranhem a nova interface, bem diferente da atual.

Ou seja, durante anos você deu alguns comandos com o mouse no seu PC para acionar alguma ação qualquer. E agora vai ter que se adaptar com novos comandos, completamente diferentes.

Para muitos usuários isso pode não ser uma barreira, mas para os usuários mais “tradicionais” pode ser uma grande dor de cabeça.

A verdade é que a Microsoft não tinha saída; ou se adaptava à invasão dos novos dispositivos (smartphones e tablets) ou perderia boa parte da sua fatia no mercado dos sistemas operacionais.

Mais do que isso: deixaria de ganhar com o lucrativo filão das lojas de aplicativos.

 

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.