xoomvsipad

Xoom x Ipad 2: o que o Motorola tem de melhor

Com o lançamento do Xoom (pronuncia-se “Zoom”), a Motorola mostra que tem munição suficiente para criar um produto rápido, potente e com uma tela com uma resolução até maior que o iPad 2.

Mas ainda é uma tarefa ingrata competir com o iPad 2. A Apple tem um tablet que já está consolidado no mercado. E que une um ótimo produto a um belo e robusto sistema operacional, o iOS.

Sabendo desta limitação, a estratégia da Motorola é trazer o adversário para o terreno onde é mais fraco, conquistando novos consumidores.

A aposta é convencer os usuários de tablets de que o Xoom tem recursos extras e que usa um sistema operacional aberto, sem as restrições que a Apple impõe com as suas apps.

A Motorola precisa trabalhar rápido. A empresa assistiu as vendas dos seus smartphones despencarem em 2010.

Android “Honeycomb”: aposta em um sistema multitarefas

Novo Android tem potencial

O Android 3.0 (já está na versão 3.1), ou Honeycomb, revela uma interface de usuário bem intuiva e prática. Sua página inicial é composta por painéis, que incluem tanto ícones como widgets.

Aliás, tudo pode ser feito sem a necessidade de se abandonar a primeira tela, como assistir vídeos no YouTube, verificar a lista de emails ou obter as informações do Twitter e Facebook.

O sistema de notificação é outro ponto alto. Ao contrário dos Androids anteriores, aqui ele esconde tudo na parte de baixo, revelando emails, feeds de notícias, atualização de redes sociais, etc, com apenas um toque.

Comparado ao iOS, ele oferece mais opções e permite maior personalização; mas em compensação não possui a leveza e elegância do sistema operacional da Apple, mais simples e intuitivo.

xoom_desktop

Novas opções

O Xoom tem uma saída HDMI (é preciso comprar um cabo), alto-falantes potentes, um suporte padrão que pode transformar o tablet num “desktop”, mas falta uma capa de boa qualidade para proteger o dispositivo.

Quando se trata de velocidade de conexão, o Xoom e o iPad 2 tem modelos 3G, mas a Motorola vai oferecer atualizações da tecnologia 4G (supostamente sem custos).

Também suporta Flash, função que nunca vai estar disponível no iPad2.

O Xoom é mais veloz?

O iPad 2 vem com um processador de 1GHz A5 dual-core, e o Xoom com um processador de 1GHz dual-core Nvidia Tegra 2.

Qual o mais rápido? Para todos os efeitos, as duas unidades correspondem a tendência atual de processadores dual-core de 1GHz. Ambos entregam velocidade.

No entanto, enquanto as informações sobre a RAM do iPad 2 não podem ser comprovadas, os 1GB do Xoom – necessários para multitarefa, execução de jogos e aplicativos, etc – pode ser o dobro do tablet da Apple (especula-se que o iPad 2 tenha 512MB de RAM).

Mas para rodar as tarefas diárias, comuns, como ler emails, navegar pela internet ou reproduzir vídeos do You Tube não se percebe quase nenhuma diferença de velocidade entre os dois.

Com uma diferença: a rolagem de telas do iPad 2 é mais suave, sem trancos.

Multimídia com mais recursos

Ainda é difícil comparar as ofertas de músicas e vídeos do iTunes Store, mas, por outro lado, é possível baixar conteúdo do seu PC ou usar as lojas de terceiros, como a Amazon.

O aplicativo de música é intuitivo, mostrando as capas e permitindo a criação de listas. E o Xoom ainda oferece um programa básico para edição de vídeos.

Mais: o Xoom está bem mais preparado para trabalhar com multimídia. Tudo graças ao novo Android 3.1 e a sua tela widescreen. Também conta o suporte ao Flash para vídeos online e o player de música do Google, que foi redesenhado e está bem atraente.

Gmail: bem mais acessível do que a versão para o Windows

Tela: melhor para rodar HD e games

A Apple fez uma série de melhorias no segundo iPad, mas não mexeu na tela (precisaria?). O iPad 2 possui a mesma tela backlit LED de 9,7 polegadas com uma resolução de 1024 x 768 pixels.

Diferentemente da maioria dos laptops modernos e TVs, a Apple permanece com uma proporção de 4:3, ou seja, sua tela é muito mais quadrado (como uma folha de papel de escritório) que a tela do Xoom. Isso não é necessariamente ruim, mas é o que a Apple tem a oferecer no momento.

Em contrapartida a tela do iPad 2 foi projetada para ser usada com a melhor performance possível tanto na vertical como na horizontal; enquanto o Xoom privilegia a posição horizontal.

O Xoom tem uma relação muito próxima de 16:9, o padrão para widescreens hoje (WXGA). Além do tamanho um pouco maior, de 10,1 polegadas, o Xoom ainda entrega mais pixels (1280 x 800 pixels). Em termos de luminosidade total, o iPad 2 provavelmente se saia melhor, mas o aspect ratio do Xoom é melhor para assistir conteúdo HD widescreen.

Navegação com abas

Certo. Não vai ser por isso que você vai comprar o Xoom, mas, para quem já se acostumou com a abertura de dezenas de guias durante a navegação, este pode ser sim um item importante.

Câmeras com mais pixels

Frontal: ambos têm webcams frontais. Mas enquanto o iPad 2 usa uma câmera frontal com qualidade VGA (640 x 480), o Xoom tem uma cam de 2 megapixels.

Traseira: para fotos o Xoom entrega muito mais pixels (5 megapixels, autofoco e flash dual-LED). Esta câmera pode dar saída diretamente para o YouTube, Picasa e Facebook. A Apple não informa sua capacidade e a câmera do iPad 2 não possui flash.

Mesmo assim, vamos ser práticos: você compraria um tablet pensando em uma câmera para fotos? Afinal não é nada sensato sair por aí com um aparelho 10 vezes maior do que uma câmera digital comum.

Sensores extras

O iPad 2 pode ter um acelerômetro, sensor de luz ambiente e giroscópio, mas o Xoom também tem um sensor de proximidade e bússola digital que se integram aos serviços do Google Maps através de um GPS interno.

PONTOS NEGATIVOS

Aplicativos — Mesmo com todos estes atributos, a Motorola ainda está refém de um sistema operacional novo, o Android 3.0, com muito poucos apps à disposição do usuário.

Aplicativos ainda são poucos. Pulse, um agregador de notícias, é um dos mais baixados

Um exemplo bem claro disto foi o lançamento oficial do Xoom no Brasil. Procurando no site da empresa encontrei o anúncio de míseros 4 aplicativos nacionais: Saraiva Digital Reader; Editora Abril; Folha de São Paulo; e Terra TV.

Com certeza esta situação vai mudar nos próximos meses, com a criação de novos apps para o Android 3.x. Enquanto isso não acontece, você deve ter paciência.

Tela — Vendo de frente o que chama a atenção é o seu visual limpo, onde se destaque a sua tela de 10.1 polegadas. Isto seria uma grande vantagem, não fosse pelo fato de o vidro ficar todo marcado.

Botões — O botão liga/desliga/trava fica meio escondido. O botão de volume está mal posicionado, dificultando seu acesso.

Multitarefas — O que deveria ser a grande vantagem do Xoom mostrou-se as vezes deficiente: o travamento ao se abrir muitas apps ao mesmo tempo, especialmente se forem apps para os Androids 2. Ainda assim, ele é muito rápido para se abrir páginas da web.

Textos — Um review feito pela revista PCWorld aponta que o texto na tela do Xoom apresenta um aspecto mais serrilhado, que tanto pode ser uma característica da tela como do sistema Android 3.0. Mas o mais provável é que seja apenas um problema com este produto enviado para os testes.

Som — Ao priorizar a parte frontal, a Motorola decidiu transferir seus alto-falantes para a parte de trás. Isto não ficou bom: o som fica abafado e muitas vezes inaudível.

Mídia — O problema de se criar um produto totalmente novo é que muitos recursos ainda precisam ser testados. É o caso da reprodução de vídeos. Apesar de teoricamente poder rodar quase tudo, algumas vezes o Xoom trava em certos tipos de vídeo.

CONCLUSÃO

A Motorola precisa rever a ergonomia do seu produto, principalmente por estar competindo em um mercado dominado pelo iPad 2 e por ter um preço semelhante ao tablet da Apple.

Por tudo isso, eu apostaria em um novo Xoom, ainda para este ano. Isso não significa que eu ache este tablet um produto ruim, mas apenas que ele pode receber algumas melhorias.

Mesmo assim, se você quer um tablet potente, com uma tela de maior definição para vídeos e games e não quer ficar preso aos apps da Apple e a censura que ela impõe sobre alguns aplicativos[*], o Xoom poderá vir a ser a sua escolha.

[*] A Apple decide o que pode ou o que não pode fazer parte da sua loja de aplicativos. Foi o caso de uma app que permitia aos usuários visualizar o conteúdo do WikiLeaks e retirada do ar. Este mesmo aplicativo está disponível na loja do Android, gratuitamente.

Segundo um artigo do site IDG Now, o analista em investimentos em tecnologia da empresa Pacific Crest, James Faucette, a comercialização do Xoom estaria bem abaixo do esperado. Mas é preciso cautela sobre este tipo de informação, não oficial, já que a empresa ainda não divulgou nenhum dado a respeito.

Bem, realmente as previsões pessimistas de alguns analistas não estão se confirmando. As vendas do Xoom alcançaram 250 mil unidades nos primeiros dois meses de comercialização. Se for comparado às vendas do iPad 2 (1,5 milhão de tablets em 30 dias) é pouco, mas, como um produto novo, estes números estão até acima do esperado (analistas previam a venda de no máximo 220 mil unidades).

Lojas começam a vender o Xoom no Brasil

O Xoom finalmente está chegando às lojas brasileiras (veja o artigo).

Americanas e Fnac começam a vender o Xoom (32GB/Hi-Fi) a partir dos dias 26 e 29 de abril respectivamente, com um preço fixado em R$ 1.899,00. A Fast Shop já anunciou um preço menor: R$ 1.706,00.

Por outro lado, um review feito pela revista PCWorld aponta que o texto na tela do Xoom apresenta um aspecto mais serrilhado, que tanto pode ser das características da tela como do sistema Android 3.0.

Comparativo Xoom x iPad 2

Motorola Xoom Apple iPad 2 Wi-Fi
Tela
Resolução
10.1”  (1280 x 800 pixels)
132 pixels p/polegada
9.7” (1024 x 768 pixels)
150 pixels p/polegada
Peso 730 g 601 g
Dimensões 249.1 mm x 167.8 mm x 12.9 mm 241.2 mm x 185.7 mm x 8.8 mm
Duração
da bateria
10 horas 10 horas
Wi-Fi Wi-Fi (802.11a/b/g/n) Wi-Fi (802.11a/b/g/n)
Browser Android browser Safari browser
Câmera
Frontal
2 megapixel web cam VGA (640 x 480)
Câmera
Traseira
Fotos: 5 megapixel
Vídeo: 720p / 30 quadros/p.seg.

Vídeo: 720p / 30 quadros/p.seg.
Cartão SD Sim, ainda inativada
(até 32GB)
Sem SD
Sistema
Operacional
Android 3.0 iOS 4.3
Processador 1 GHz dual core Nvidia Tegra 2 1 GHz dual core Apple A5
Memória 1 GB RAM 1 GB RAM
Armazenamento
interno SSD
32 GB 16 GB, 32 GB, ou 64 GB
Sensores Acelerômetro, sensor de luz ambiente,
giroscópio, barômetro,
sensor de proximidade, bússola digital
Acelerômetro, sensor de luz ambiente,
giroscópio
Softwares Aplicativos Google iWorks, disponível para compra
Aplicativos Android Market Apple App Store

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.

  • ícaro

    Olá Paz, sou fiel no seu blog. Todo dia visito 2 vezes.

    Bem, gostaria de informar que a resolução VGA é melhor que 1MP ou então 1MP mesmo. Ou seja a câmera do IPAD 2 tem muita pouca resolução, mas acho que isso vai mudar com a chegada do IPAD 3.

    Outra coisa: não acredito que o Xoom 2 não será 3G e não reclamem que ele também não será 4G. Um android sobrevive no máximo 2 dias com 3G imagine ele em 4G… não duraria 7 hora. Os 4G por enquanto só nos EUA 😉

    Não compre mais Xoom, a Motorola estragou ele na nova versão. COMPRE GALAXY TAB PLUS com 7 polegadas ele tem Android 3.1 Honeycomb e já recebeu atualização para 3.2
    e logo, logo receberá para o grande e magnífico:

    ANDROID 4.0 Ice Cream Sandwich… pobre do IOS 5.

    • ícaro

      Paz, queria saber o que vc acha do Dell XPS 15 TOP. Vc acha que as config dele são absurdas para aguentar HABBO, MSN, CRYSIS 2, FINAL FANTASY 15 juntos?

      Porque com a chegada do Windows 8 os processadores serão 128 bits e haverá uma incompatibilidade grande com software e hardware. Não gosto do Windows 8, prefiro o LINUX MINT uma versão que será o Sucessor do Ubuntu.

      • ícaro

        Senhores o iPad 2 atualmente está inferior ao Xoom. Isso é fato, mas logo logo o IPAD será o melhor tablet do mundo como todos sabemos o XOOM 2 mas convenhamos ele esta pior do que antes.

        Chegará em breve o IPAD 3 e tudo indica que ela seja mais barato e muito superior ao antecessor. E fontes que não posso citar informaram que PROVAVELMENTE o
        IPAD 2 CONTINUARÁ VENDENDO SÓ que com um preço muito mais baixo, algo em torno de 1000 reais

        Aí sim ele será o melhor tablet do mundo e o Xoom o pior kkkkkkk. MOTOLIXO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

        OBS: a VGA é pior que 1 mp, eu errei no meu comentário.

  • ícaro

    Olá Paz, sou fiel no seu blog. Todo dia visito 2 vezes.

    Bem, gostaria de informar que a resolução VGA é melhor que 1MP ou então 1MP mesmo. Ou seja a câmera do IPAD 2 tem muita pouca resolução, mas acho que isso vai mudar com a chegada do IPAD 3.

    Outra coisa: não acredito que o Xoom 2 não será 3G e não reclamem que ele também não será 4G. Um android sobrevive no máximo 2 dias com 3G imagine ele em 4G… não duraria 7 hora. Os 4G por enquanto só nos EUA 😉

    Não compre mais Xoom, a Motorola estragou ele na nova versão. COMPRE GALAXY TAB PLUS com 7 polegadas ele tem Android 3.1 Honeycomb e já recebeu atualização para 3.2
    e logo, logo receberá para o grande e magnífico:

    ANDROID 4.0 Ice Cream Sandwich… pobre do IOS 5.

    • ícaro

      Paz, queria saber o que vc acha do Dell XPS 15 TOP. Vc acha que as config dele são absurdas para aguentar HABBO, MSN, CRYSIS 2, FINAL FANTASY 15 juntos?

      Porque com a chegada do Windows 8 os processadores serão 128 bits e haverá uma incompatibilidade grande com software e hardware. Não gosto do Windows 8, prefiro o LINUX MINT uma versão que será o Sucessor do Ubuntu.

      • ícaro

        Senhores o iPad 2 atualmente está inferior ao Xoom. Isso é fato, mas logo logo o IPAD será o melhor tablet do mundo como todos sabemos o XOOM 2 mas convenhamos ele esta pior do que antes.

        Chegará em breve o IPAD 3 e tudo indica que ela seja mais barato e muito superior ao antecessor. E fontes que não posso citar informaram que PROVAVELMENTE o
        IPAD 2 CONTINUARÁ VENDENDO SÓ que com um preço muito mais baixo, algo em torno de 1000 reais

        Aí sim ele será o melhor tablet do mundo e o Xoom o pior kkkkkkk. MOTOLIXO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

        OBS: a VGA é pior que 1 mp, eu errei no meu comentário.

  • joão victor

    gostaria de saber se o xoom apenas com wi-fi pega chip?

    • Paz

      Não JV, para espetar um chip só no modelo 3G.

  • joão victor

    gostaria de saber se o xoom apenas com wi-fi pega chip?

    • Paz

      Não JV, para espetar um chip só no modelo 3G.

  • Fabricio_fola

    Olá, gostaria de saber se o Xoom faz ligações como o Galaxy, colocando seu chip nele.É possivel? No modelo 3g.

    • Paz

      Fabricio, resposta da assessoria de imprensa da Claro:

      O Chip 3G da Claro pode ser utilizado em todos os tablets que a operadora comercializa, com exceção do iPad que utiliza outro modelo de SIM Card.

  • Fabricio_fola

    Olá, gostaria de saber se o Xoom faz ligações como o Galaxy, colocando seu chip nele.É possivel? No modelo 3g.

    • Paz

      Fabricio, resposta da assessoria de imprensa da Claro:

      O Chip 3G da Claro pode ser utilizado em todos os tablets que a operadora comercializa, com exceção do iPad que utiliza outro modelo de SIM Card.

  • Marcelo

    Bom. Já comentei em outra página, mas notei que tem uma galera “realmente” em dúvida sobre qual tablet comprar.
    Tenho em casa o Galaxy(meu) e o ipad 2(esposa). Não estou aqui para falar de opinião pessoal.

    Galaxy perde um pouco na sensibilidade do touch e tem menos aplicativos(android) que o ipad(iOS). Por outro lado, para assistir vídeos e fotos o ipad 2 parece ter parado no tempo(espero q o ipad 3 mude isso). Uma outra questão que acho relevante é o custo dos acessórios: tudo para o ipad é mais caro, inclusive a Apple tv mais barata está 350 pratas(absurdoooo).

    De resto, os dois se equivalem muito… sempre vai ter alguém q vai dizer: a conexão desse é melhor e tal, a tela gira mais rápido, etc.(perdão pela expressão, mas é coisa de palhaço). Resolução da cam é “razoável” nos dois(o galaxy tem duas cam e tal, mas se vc define q tablet comprar por esses quesitos, me perdoe…não somos compatíveis…esqueça minhas dicas, não são direcionadas a vc).

    E ainda vai ter aquela galera q vai dizer: eu n confio nisso…só compro aquilo… mas se for por esse lado, “para mim”, o Flamengo sempre é o melhor qdo o assunto é futebol(mengoooooooo).

    Agora opinião: se for comprar apenas para usar orkut, facebook, etc. compra qualquer um (existem outros modelos mais baratos q atendem muito bem esse tipo de exigência). Caso seja rico, compre os dois e ainda o Xoom e qualquer outro q apareça por aí.

    Agora se quer saber qual é o melhor, use os dois e venha compartilhar sua experiência… foi isso q fiz e achei o Galaxy bem melhor.

    Obs: minha esposa prefere o meu, mas em público defende o ipad 2 com unhas e dentes (salve Steve…essa sim é a verdadeira mágica).

    • Paz

      Valeu, Marcelo!

  • Marcelo

    Bom. Já comentei em outra página, mas notei que tem uma galera “realmente” em dúvida sobre qual tablet comprar.
    Tenho em casa o Galaxy(meu) e o ipad 2(esposa). Não estou aqui para falar de opinião pessoal.

    Galaxy perde um pouco na sensibilidade do touch e tem menos aplicativos(android) que o ipad(iOS). Por outro lado, para assistir vídeos e fotos o ipad 2 parece ter parado no tempo(espero q o ipad 3 mude isso). Uma outra questão que acho relevante é o custo dos acessórios: tudo para o ipad é mais caro, inclusive a Apple tv mais barata está 350 pratas(absurdoooo).

    De resto, os dois se equivalem muito… sempre vai ter alguém q vai dizer: a conexão desse é melhor e tal, a tela gira mais rápido, etc.(perdão pela expressão, mas é coisa de palhaço). Resolução da cam é “razoável” nos dois(o galaxy tem duas cam e tal, mas se vc define q tablet comprar por esses quesitos, me perdoe…não somos compatíveis…esqueça minhas dicas, não são direcionadas a vc).

    E ainda vai ter aquela galera q vai dizer: eu n confio nisso…só compro aquilo… mas se for por esse lado, “para mim”, o Flamengo sempre é o melhor qdo o assunto é futebol(mengoooooooo).

    Agora opinião: se for comprar apenas para usar orkut, facebook, etc. compra qualquer um (existem outros modelos mais baratos q atendem muito bem esse tipo de exigência). Caso seja rico, compre os dois e ainda o Xoom e qualquer outro q apareça por aí.

    Agora se quer saber qual é o melhor, use os dois e venha compartilhar sua experiência… foi isso q fiz e achei o Galaxy bem melhor.

    Obs: minha esposa prefere o meu, mas em público defende o ipad 2 com unhas e dentes (salve Steve…essa sim é a verdadeira mágica).

    • Paz

      Valeu, Marcelo!

  • Edson

    O ipad é igual coca cola, você bebe sem saber o que esta bebendo, e o Ipad, segundo um amigo, quando perguntei pq ele comprou um, ele me respondeu: “porque todo mundo fala que é legal ter um”.

    É o tipo de usuário que nem sabe o que fazer com o brinquedo, e muito menos sabe como identificar um bom hardware.

  • Edson

    O ipad é igual coca cola, você bebe sem saber o que esta bebendo, e o Ipad, segundo um amigo, quando perguntei pq ele comprou um, ele me respondeu: “porque todo mundo fala que é legal ter um”.

    É o tipo de usuário que nem sabe o que fazer com o brinquedo, e muito menos sabe como identificar um bom hardware.

  • Eleonora

    Gostaria de saber se no xoom dá pra conectar com minha banda larga 3g da vivo, diretamente no xoom?? tem entrada?

    • Ícaro

      Bem o Xoom é 3G (na melhor versão). Então ele não prescisa de modem pois tem entrada pra chip.

      Na minha opinião acho que é melhor ter o Xoom, pois vc bota créditos e baixa um progama chamado de easy tether lite e tb baixa pro computador. Então conecta, segue as instruções e acesserá a internet por umns 50 cents.

    • Paz

      Eleonora, o melhor é fazer um contato com a Vivo. Pelo que eu sei, é preciso ter outro 3G só para tablets, no pacote que a operadora oferece (junto com o produto).

  • Eleonora

    Gostaria de saber se no xoom dá pra conectar com minha banda larga 3g da vivo, diretamente no xoom?? tem entrada?

    • Paz

      Eleonora, o melhor é fazer um contato com a Vivo. Pelo que eu sei, é preciso ter outro 3G só para tablets, no pacote que a operadora oferece (junto com o produto).

  • Elaine

    Comprei um Motorola Xoom 3G e estou muito satisfeita. Tenho aplicativos liberados para utilização e a possibilidade de bloquear instalação dos que não são do Market.

    É ágil, a conexão via wiFi muito boa e utilização de 3G não deixa a desejar.

    Não acho que o microfone na parte traseira tenha tantos pontos negativos. A única reclamação que tenho até o momento é o peso do tablet, mas isso não me faz pensar que ele está tão aquém do que oferece o Ipad. Só pelo fato da Google ser parceira já espero muitas opções excelentes.

  • Elaine

    Comprei um Motorola Xoom 3G e estou muito satisfeita. Tenho aplicativos liberados para utilização e a possibilidade de bloquear instalação dos que não são do Market.

    É ágil, a conexão via wiFi muito boa e utilização de 3G não deixa a desejar.

    Não acho que o microfone na parte traseira tenha tantos pontos negativos. A única reclamação que tenho até o momento é o peso do tablet, mas isso não me faz pensar que ele está tão aquém do que oferece o Ipad. Só pelo fato da Google ser parceira já espero muitas opções excelentes.

  • VALQUIRIA

    Pessoal pelo que vi as dúvidas são grandes!!! Uma coisa é fato quem gosta da Apple é fiel,eu nunca tive nenhum equipamento da Apple justamente por causa da dificuldade dos aplicativos, do Office e outros.

    Como tudo nessa vida, há vantagens e desvantagens, temos que escolher o que melhor se adequa aos nossos usos. Eu tb estou com dúvidas sobre qual eu compro. Alguém poderia me dizer se o Galaxy ou o Xoom leem arquivos pdf e arq. do office??

    • Mariana

      Todos abrem office e pdf. Vai de iPad ;0)

      • Ícaro

        Todos os TABLETS originais leem arquivos oficiais como Pdf word powerpoint excel onenote writer(Ubuntu), calc(Ubuntu), Impress(Ubuntu)e Arquivos compactados como zip Gzip Tar e RAR entre outros.

        Lebrando que alguns precisem ser baixados no MARKET e eles tb podem ter DETECTORES DE METAL

        • Ícaro

          Opa, esqueci é que no Android Market tem detector de metal.

  • VALQUIRIA

    Pessoal pelo que vi as dúvidas são grandes!!! Uma coisa é fato quem gosta da Apple é fiel,eu nunca tive nenhum equipamento da Apple justamente por causa da dificuldade dos aplicativos, do Office e outros.

    Como tudo nessa vida, há vantagens e desvantagens, temos que escolher o que melhor se adequa aos nossos usos. Eu tb estou com dúvidas sobre qual eu compro. Alguém poderia me dizer se o Galaxy ou o Xoom leem arquivos pdf e arq. do office??

    • Mariana

      Todos abrem office e pdf. Vai de iPad ;0)

      • Ícaro

        Todos os TABLETS originais leem arquivos oficiais como Pdf word powerpoint excel onenote writer(Ubuntu), calc(Ubuntu), Impress(Ubuntu)e Arquivos compactados como zip Gzip Tar e RAR entre outros.

        Lebrando que alguns precisem ser baixados no MARKET e eles tb podem ter DETECTORES DE METAL

  • ivan

    Eu tenho o xoom e o ipad 2, e por incrível q pareça eu tenho gostado mais do xoom, pois ele é visivelmente mais rapido.

    • Beatriz

      Ivan, vc acha melhor então escolher o Motorola Xoom! O seu é com o 3G? O que você achou de ruim no Xoom?!

      Estou em dúvida em qual escolho ou o galaxy da samsung ou o xoom ! Muito Obrigado

      • ivan

        O Xoom tem 32 Gigas de armazenamento e isso foi bom para mim, mas o samsung é ótimo tb, além de leve. Eu precisava de um aparelho robusto, com tela de 10.1 e capacidade de armazenamento e possibilidade de ler pdf, internet e possibilidade de instalar e desinstalar apps.

        Então comprei o Xoom … Mas o Samsung está na minha próxima compra … principalmente o celular … Mas minhas opiniões são tb pq sou engenheiro de computação e faço aplicativos comerciais como este https://market.android.com/details?id=com.apptechcorp.reconage.

        Espero ter ajudado. ** Se está na dúvida espera um pouco e pega o Xoom2.

        • Paz

          Valeu Ivan. Manda mais informações sobre teu aplicativo para ser divulgado aqui.

        • Ícaro

          É isso mesmo, o Xoom é um SuperTablet.

  • ivan

    Eu tenho o xoom e o ipad 2, e por incrível q pareça eu tenho gostado mais do xoom, pois ele é visivelmente mais rapido.

    • Beatriz

      Ivan, vc acha melhor então escolher o Motorola Xoom! O seu é com o 3G? O que você achou de ruim no Xoom?!

      Estou em dúvida em qual escolho ou o galaxy da samsung ou o xoom ! Muito Obrigado

      • ivan

        O Xoom tem 32 Gigas de armazenamento e isso foi bom para mim, mas o samsung é ótimo tb, além de leve. Eu precisava de um aparelho robusto, com tela de 10.1 e capacidade de armazenamento e possibilidade de ler pdf, internet e possibilidade de instalar e desinstalar apps.

        Então comprei o Xoom … Mas o Samsung está na minha próxima compra … principalmente o celular … Mas minhas opiniões são tb pq sou engenheiro de computação e faço aplicativos comerciais como este https://market.android.com/details?id=com.apptechcorp.reconage.

        Espero ter ajudado. ** Se está na dúvida espera um pouco e pega o Xoom2.

        • Paz

          Valeu Ivan. Manda mais informações sobre teu aplicativo para ser divulgado aqui.

  • Paz

    PESSOAL, atualizei o sistema por isso alguns comentários antigos aparecem com datas recentes. Já estou terminando isso…

  • Alexandre

    Eu ainda tenho uma dúvida: eu tenho internet banda larga viacabo.
    Comprando um tablet, no caso o XOOM, dá para fazer uma coneção através
    de roteador?

    • Ícaro

      Acho difícil amigo, pois ele aceita chip e pode acessar a net usando os
      créditos. A Motorola não ia perder tempo fazendo um produto pra aceitar
      esse tipo de cabo já que ele aceita chip

    • Paz

      Claro, Alexandre, com certeza. Sem problema.

  • Erick

    O dono da Apple é pai de algum de vocês aew por acaso? Pra vcs estarem
    dizendo que é uma b* o Xoom, vcs tem mais é que aprender a ser mais
    educados ou calar a boca se não vão falar algo que preste… Bom não to
    aki p/ brigar com ninguém, to aki mais pra tirar uma dúvida…

    …Alguém pode me dizer como o Xoom é? Se ele é bom ou eh ruim. Pq meu
    amigo tem um iPad2 e não vi muita diferença para um iPodTouch,(só pq eh
    maior e umas melhoras aki e ali). Mas sim, ele é bom, mas não posso
    comprar o Xoom só pra saber se ele eh melhor q o iPad2.

    Os pontos que achei chamativos no Xoom, foram a cam de 5 megapixels, a
    edição básica de vídeo, HDMI, e multi tarefas. Mas não sei se só isso o
    faz ser bom como o iPad2, a ponto de me fazer comprá-lo, e, detalhe, o
    chip (SIM) do iPad2 dele é menor do que os nacionais akew. Então nem tem
    como meu amigo usar o 3G, mas o do Xoom tem entradas normais (normais
    para nós do Brasil).

    Alguém poderia me ajudar na escolha (pretendo comprar um dos dois) mais
    não quero alguém que saiba só do iPad (me induzindo) e nem um que saiba
    só do Xoom (me induzindo tbm). Quero um que saiba como são os dois para
    tarefas do dia-a-dia, acesso a net, 3G, HDMI e etc.

    Por favor, alguém me ajude aew 😀

  • Erick

    O dono da Apple é pai de algum de vocês aew por acaso? Pra vcs estarem
    dizendo que é uma b* o Xoom, vcs tem mais é que aprender a ser mais
    educados ou calar a boca se não vão falar algo que preste… Bom não to
    aki p/ brigar com ninguém, to aki mais pra tirar uma dúvida…

    …Alguém pode me dizer como o Xoom é? Se ele é bom ou eh ruim. Pq meu
    amigo tem um iPad2 e não vi muita diferença para um iPodTouch,(só pq eh
    maior e umas melhoras aki e ali). Mas sim, ele é bom, mas não posso
    comprar o Xoom só pra saber se ele eh melhor q o iPad2.

    Os pontos que achei chamativos no Xoom, foram a cam de 5 megapixels, a
    edição básica de vídeo, HDMI, e multi tarefas. Mas não sei se só isso o
    faz ser bom como o iPad2, a ponto de me fazer comprá-lo, e, detalhe, o
    chip (SIM) do iPad2 dele é menor do que os nacionais akew. Então nem tem
    como meu amigo usar o 3G, mas o do Xoom tem entradas normais (normais
    para nós do Brasil).

    Alguém poderia me ajudar na escolha (pretendo comprar um dos dois) mais
    não quero alguém que saiba só do iPad (me induzindo) e nem um que saiba
    só do Xoom (me induzindo tbm). Quero um que saiba como são os dois para
    tarefas do dia-a-dia, acesso a net, 3G, HDMI e etc.

    Por favor, alguém me ajude aew 😀

  • Matheus

    Gostei deste Xoom. Tenho um smartphone da Motorola e estou muito
    satisfeito com ele. E pelo o que eu já li e vi a respeito deste tablet
    ele vai ser um concorrente muito próximo ao iPad 2.

    • Matheus

       kkkkkkkkkkkkkkk , próximo ao iPad 2? Nem a pau. Esse Tablet foi uma
      medida desesperada para ser lançado primeiro do que o iPad 2. Tá muito
      BETA esse motolixo,use o iPad e o Xoom e tu vai ver a ‘PROXIMIDADE’.
      Teste e comente…

      • Ícaro

        Matheus se enxerga, a xoom é muito melhor que um iPad 2 com 512 de ram, metade dos tablets convencionais

        e câmera de menos de um 1 megapixels; e isso foi TESTADO E COMPROVADO.

        • André Luiz Scirre

           Sou usuário do iPad, iPad 2, Galaxy tab e um Xoom. O Xoom realmente é um
          produto que com certeza vai ser melhorado. “Mas para julgar como
          motolixo não deve ter um para testar”. A Apple pode perder mercado sim
          para outros tablets e o Xoom é um concorrente em potencial, mas a
          Motorola deve fazer exatamente o que a Apple não fez, corrigir erros.

          A Apple, ao que parece, anda se preocupando em reduzir espessuras em vez
          de ouvir os consumidores, que pedem incansavelmente para que a mesma dê
          um pouco mais de autonomia ao usuário. Por exemplo, utilizar o Flash.

          Mas, na minha opnião, para quem quer um sistema seguro e fechado, fique
          com a Apple; se quiser uma coisa “ainda não terminada”, porém com grande
          potencial de crescimento, fique com um Motorola Xoom.

          Minha pontuação final é: 9,0 iPad 2 / 7,5 Motorola Xoom / 5,0 Samsung Galaxy tab

          • Luigi Moro

            Porra manolo. Tu é rico pra c* não. Tem os 4 tablets. Mas vejamos só, realmente não podemos julgar o aparelho sendo que o sistema ainda está engatinhando. Ainda há muito a esperar. Eu ainda estou indeciso se compro o iPad 2 ou o Xoom, mas eu achei a análise desse site muito desesperada.

            Tanto é que a pessoa que escreveu usou como argumento a seguinte frase: “Mesmo assim, se você quer um tablet potente, com uma tela de maior definição para vídeos e games e não quer ficar preso aos apps da Apple e a censura que ela impõe sobre alguns aplicativos[*], o Xoom poderá vir a ser a sua escolha”.

            Ora, se o escritor mais acima havia acabado de dizer que o Xoom (Android 3.0) perdia na quantia de apps próprios de tablets, como ele usa o mesmo argumento pra jogar o Xoom mais acima?

            • Luigi Moro

               Outro detalhe, são os apps presos às regras da Apple que nos faz
              escolher a melhor opção, a apple, pois de nada serve um hardware se o
              sistema não tem nada de interessante a oferecer. Por que será que ainda
              faltam tantos desenvolvedores pra tablets Android e pra iOS (iPad) já
              temos tantos apps? Porque o sistema iOS é melhor.

              Mais um ponto a observar. Eu nunca vi um app ser removido da AppStore
              por ser suspeito de ser malware ou ser malicioso. Já na Android Market
              eu vejo app saindo direto. Por que? Justamente por causa dessa
              “Liberdade” na produção de apps que caem vários apps maliciosos na loja
              de aplicativo. Vale mais ficar “preso” aos apps de qualidade da Apple do
              que estar sujeito a baixar a qualquer momento algum app pela Android
              Market que roube suas informações pessoais.

              E cá entre nós, acho que não vale dizer “preso” aos apps da Apple, pois
              quem tem mais apps em loja é a AppStore, tanto na parte de smartphone
              quanto pra tablet.

              • Ícaro

                 Errado mano, ele disse apps EXCLUSIVOS PRO 3.1 ele não disse que só
                tinha esses,tem MUITO mais de 250.000 apps. Aprenda a ler. Pelo menos eu
                tenho um android 2.1(Eclair) e posso dizer que mais do que isso !!!!!!

                E pra você aprender existem as seguintes versões:

                1.5 Cupcake (bolinho individual)

                1.6 Donut (rosquinhas)

                2.1 Eclair (bomba de chocolate)

                2.2 Froyo (Frozen Iogurt)

                2.3 Gingerbread (biscoito de gengibre)

                3.1 Honeycomb (colmeia)

                Perceberam? CDEFGH, ordem alfabética dos nomes acima mas cadê o A e B?
                Simples, foram as primeiras versões do android e a google não diz o
                significado delas.

                E os nomes das versões são doces, todos engraçados, um mais gostoso que o outro

                Atenção como esperado ha uma expectativa que a letra ´´I´´ seja o Ice Cream Sandwich.

              • Paz

                Tenho certeza que você vai concordar comigo: essa “guerra” dos tablets é ótima tanto para os fãs da Apple como os dos seus concorrentes.
                Todos vão sair ganhando. Teremos produtos melhores, mais opções, e preços cada vez menores.

  • Francielly

    Agora que fiquei confusa de vez.. realmente tô em dúvida cruel.. Motorola Xoom, iPad 2, Samsung Galaxy, vou ficar doida..

    A pura raiva da Apple é o seguinte: ela lançou o iPad, no mês seguinte
    começou a trabalhar no iPad 2, agora, nem com um semestre do lançamento
    do iPad 2, ela já tá começando a definir o design do iPad 3, que vai
    concorrer com o tablet da Microsoft…

    Que sem dúvida nenhuma, como o windows, xbox, o tablet da microsoft será o melhor dos melhores.. O ruim é esperar.

    • Paz

      Francielly:
      Não quero influenciar na sua compra, mas…
      Acho o iPad 2 melhor do que o Galaxy e o Galaxy melhor do que o Xoom.
      Os tablets com Windows ainda são um mistério.

      Se está com tanta dúvida, espere. Todos vão ficar mais baratos no final do ano.
      Só para te atrapalhar mais um pouco, não se esqueça que vem por aí um netbook muuuito interessante com o sistema operacional Chrome. Veja neste artigo:
      http://www.blogdopaz.com.br/chromebooks-o-melhor-do-tablet-e-do-pc-em-um-unico-produto

      • Ícaro

         DEIXA de ser burro o android é da google.

        • Yrvcomunica

          Errado, pq o sistema operacional do XOOM não é Windows e sim Android.

          Acho um bom caminho; pelo que andei pesquisando a Apple já tem um grande
          número de fãs no mercado para a compra de seus produtos.

          Mas a Google junto com a Motorola vem chegando ao mercado com esta nova
          criação, o Android 3.0, que, pelo que vi, veio para competir forte com a
          Apple. Simplesmente gostei muito. Nunca testei mas já vi que tem
          problemas. Agora é só esperar para ver as atualizações e mudanças.

  • Kevin

    Parabéns pelo artigo, de ótima qualidade mesmo. Estava a procura de uma
    comparação imparcial mas que não levasse em conta exclusivamente dados
    técnicos, e fica bem claro quais são as vantagens de um e as vantagens
    do outro.

    Muito bom mesmo.

    • Paz

      Aproveito para dizer que criar e manter este Blog é o resultado de um trabalho de muita dedicação e pesquisa.
      Totalmente compensado pelo número de visitas e por todas as participações (como a sua).

  • Dnacron

    Comprei um Xoom e não me arrependo em nada. Já usei o iPad 1 e 2… e
    parece Playstation bloqueado. Vc só tem recursos se pagar… e brother
    !!! convenhamos …

    Só não rodar flash já é algo horrível.

    Não vi vantagens e nada … nada … nada mesmo de mágico! No Xoom eu
    mesmo posso criar um sistema, um componente, qualquer coisa e colocar
    nele.

    Ipad só compra quem é fã. Se analisar prós e contras, Xoom é a escolha certa.

  • Alexandre

    Eu ainda tenho uma dúvida: eu tenho internet banda larga viacabo.
    Comprando um tablet, no caso o XOOM, dá para fazer uma coneção através
    de roteador?

    • Paz

      Claro, Alexandre, com certeza. Sem problema.

    • Ícaro

      Acho difícil amigo, pois ele aceita chip e pode acessar a net usando os créditos. A Motorola não ia perder tempo fazendo um produto pra aceitar esse tipo de cabo já que ele aceita chip

  • Alexandre

    Eu ainda tenho uma dúvida: eu tenho internet banda larga viacabo.
    Comprando um tablet, no caso o XOOM, dá para fazer uma coneção através
    de roteador?

    • Paz

      Claro, Alexandre, com certeza. Sem problema.

    • Ícaro

      Acho difícil amigo, pois ele aceita chip e pode acessar a net usando os créditos. A Motorola não ia perder tempo fazendo um produto pra aceitar esse tipo de cabo já que ele aceita chip

  • Eric

    O dono da Apple é pai de algum de vocês aew por acaso? Pra vcs estarem
    dizendo que é uma b* o Xoom, vcs tem mais é que aprender a ser mais
    educados ou calar a boca se não vão falar algo que preste… Bom não to
    aki p/ brigar com ninguém, to aki mais pra tirar uma dúvida…

    …Alguém pode me dizer como o Xoom é? Se ele é bom ou eh ruim. Pq meu
    amigo tem um iPad2 e não vi muita diferença para um iPodTouch,(só pq eh
    maior e umas melhoras aki e ali). Mas sim, ele é bom, mas não posso
    comprar o Xoom só pra saber se ele eh melhor q o iPad2.

    Os pontos que achei chamativos no Xoom, foram a cam de 5 megapixels, a
    edição básica de vídeo, HDMI, e multi tarefas. Mas não sei se só isso o
    faz ser bom como o iPad2, a ponto de me fazer comprá-lo, e, detalhe, o
    chip (SIM) do iPad2 dele é menor do que os nacionais akew. Então nem tem
    como meu amigo usar o 3G, mas o do Xoom tem entradas normais (normais
    para nós do Brasil).

    Alguém poderia me ajudar na escolha (pretendo comprar um dos dois) mais
    não quero alguém que saiba só do iPad (me induzindo) e nem um que saiba
    só do Xoom (me induzindo tbm). Quero um que saiba como são os dois para
    tarefas do dia-a-dia, acesso a net, 3G, HDMI e etc.

    Por favor, alguém me ajude aew 😀

  • Vinicius

    Estou na dúvida entre os tablets tb.

    Sou realmente encantado pelos produtos da Apple, que podem xingar quanto
    for, a experiência final do consumidor é a melhor com os produtos
    Apple.

    Mas muito me interessa a liberdade do Xoom, de conectar com qualquer PC ou Note, e o fato de ter cartão de memória.

    Mas aê galera, parem de se atacar..

    E a dúvida continua…

  • Vinicius

    o itunes é uma b*sta e vc tem corajem de falar q é magico,n brisa

  • André Luiz Scirre

    Sou usuário do iPad, iPad 2, Galaxy tab e um Xoom. O Xoom realmente é um
    produto que com certeza vai ser melhorado. “Mas para julgar como
    motolixo não deve ter um para testar”. A Apple pode perder mercado sim
    para outros tablets e o Xoom é um concorrente em potencial, mas a
    Motorola deve fazer exatamente o que a Apple não fez, corrigir erros.

    A Apple, ao que parece, anda se preocupando em reduzir espessuras em vez
    de ouvir os consumidores, que pedem incansavelmente para que a mesma dê
    um pouco mais de autonomia ao usuário. Por exemplo, utilizar o Flash.

    Mas, na minha opnião, para quem quer um sistema seguro e fechado, fique
    com a Apple; se quiser uma coisa “ainda não terminada”, porém com grande
    potencial de crescimento, fique com um Motorola Xoom.

    Minha pontuação final é: 9,0 iPad 2 / 7,5 Motorola Xoom / 5,0 Samsung Galaxy tab

  • José Silva

    Apple é magico mesmo, em formar uma religião de fâ boys. Já estive com
    os dois e hoje sem arrependimento estou só com o Motorola

  • iraci savergnini

    kkkkkkkkkkkkkkk , próximo ao iPad 2? Nem a pau. Esse Tablet foi uma
    medida desesperada para ser lançado primeiro do que o iPad 2. Tá muito
    BETA esse motolixo,use o iPad e o Xoom e tu vai ver a ‘PROXIMIDADE’.
    Teste e comente…

    • Paz

      Verdade Matheus, a Apple decidiu finalmente revelar o clock da sua máquina. Vou atualizar isto.

      • Paz

        Tenho certeza que você vai concordar comigo: essa “guerra” dos tablets é ótima tanto para os fãs da Apple como os dos seus concorrentes.
        Todos vão sair ganhando. Teremos produtos melhores, mais opções, e preços cada vez menores.

  • Matheus

    Cara, a Apple especifica sim suas características, entre no site da
    Apple e veja a aba ‘iPad’, nele irá motrar o A5 QUE DIRÁ 1GHz dual-core e
    na câmera dirá VGA.

    E sim,o iPhone,iPad e iPod Touch são mágicos. Se um dia você mexer neles
    e depois mexer num Motorola Android vai querer jogar ele fora, porque
    foi extamente o que eu fiz, tu mexe no iPhone ou iPad, é muito rápido,
    inteligente.

    Agora, fui mexer na VIVO e ver o Xoom, sério cara, sempre a m*rda do
    jogo racing thunder e ainda é um TABLET LERDO em comparação ao iPad. Tem
    que pressionar a tela em vez de tocar , e ainda é lerdo pra responder,
    muito lerdo

  • Jkw88

    Engraçado, a Apple não informa sobre as especificações em seus anúncios.
    Sabe por que? Porque a maioria dos compradores da Apple não se importam
    com isso – ou não quer saber. Então, basta a Apple dizer: “É mágico, vá
    comprar e gastar o seu dinheiro.”

    • Matheus

      Cara, a Apple especifica sim suas características, entre no site da
      Apple e veja a aba ‘iPad’, nele irá motrar o A5 QUE DIRÁ 1GHz dual-core e
      na câmera dirá VGA.

      E sim,o iPhone,iPad e iPod Touch são mágicos. Se um dia você mexer neles
      e depois mexer num Motorola Android vai querer jogar ele fora, porque
      foi extamente o que eu fiz, tu mexe no iPhone ou iPad, é muito rápido,
      inteligente.

      Agora, fui mexer na VIVO e ver o Xoom, sério cara, sempre a m*rda do jogo racing thunder e ainda é um TABLET LERDO em comparação ao iPad. Tem que pressionar a tela em vez de tocar , e ainda é lerdo pra responder, muito lerdo.

      • Vinicius

         o itunes é uma b*sta e vc tem corajem de falar q é magico,n brisa

        • Matheus

          Meu amigo, quando foi que elogiei o iTunes?

          E segundo, deve ser uma bosta no seu Windows, mas no meu Mac fica perfeito.

          • José Silva

             Apple é mágico mesmo, em formar uma religião de fâ boys. Já estive com
            os dois e hoje sem arrependimento estou só com o Motorola.

            • Dnacron

               Comprei um Xoom e não me arrependo em nada. Já usei o iPad 1 e 2… e
              parece Playstation bloqueado. Vc só tem recursos se pagar… e brother
              !!! convenhamos …

              Só não rodar flash já é algo horrível.

              Não vi vantagens e nada … nada … nada mesmo de mágico! No Xoom eu
              mesmo posso criar um sistema, um componente, qualquer coisa e colocar
              nele.

              Ipad só compra quem é fã. Se analisar prós e contras, Xoom é a escolha certa.

              • Matheus

                Óbvio que quando digo mágico, é apenas uma expressão de que o iOS é fluido, sem travamentos chatos, incompatibilidade e etc.
                Tenho que admitir que com o H3.1, teve correções de bugs e falhas do Android, mas ainda prefiro meu iPad 2, o suporte para App.

                A Apple da uma atenção especial para o iPad 2, o que garante muitos apps dedicados, atualizações do iOS e novos futuros recursos para ele.
                Mas é só ver as vendas, o iPad tem 91% do mercado mundial de Tablets, SIM! 91%!!!!

                Vou esperar pelo iPad 3 ou um tablet Android que realmente supere o iPad 2, qua ainda não existe.
                Já useis o Acer Iconia, Motorola Xoom, Galaxy Tab 10.1 e Asus EE Pad, e nenhum deles mudou minha idéia a respeito do meu iPad 2.

      • Paz

        Verdade Matheus, a Apple decidiu finalmente revelar o clock da sua máquina. Vou atualizar isto.

  • Ivan

    Eu tenho o xoom e o ipad 2, e por incrível q pareça eu tenho gostado mais do xoom, pois ele é visivelmente mais rapido.

  • Paz

    PESSOAL, atualizei o sistema por isso alguns comentários antigos aparecem com datas recentes. Já estou terminando isso…

  • Erick

    O dono da Apple é pai de algum de vocês aew por acaso? Pra vcs estarem
    dizendo que é uma b* o Xoom, vcs tem mais é que aprender a ser mais
    educados ou calar a boca se não vão falar algo que preste… Bom não to
    aki p/ brigar com ninguém, to aki mais pra tirar uma dúvida…

    …Alguém pode me dizer como o Xoom é? Se ele é bom ou eh ruim. Pq meu
    amigo tem um iPad2 e não vi muita diferença para um iPodTouch,(só pq eh
    maior e umas melhoras aki e ali). Mas sim, ele é bom, mas não posso
    comprar o Xoom só pra saber se ele eh melhor q o iPad2.

    Os pontos que achei chamativos no Xoom, foram a cam de 5 megapixels, a
    edição básica de vídeo, HDMI, e multi tarefas. Mas não sei se só isso o
    faz ser bom como o iPad2, a ponto de me fazer comprá-lo, e, detalhe, o
    chip (SIM) do iPad2 dele é menor do que os nacionais akew. Então nem tem
    como meu amigo usar o 3G, mas o do Xoom tem entradas normais (normais
    para nós do Brasil).

    Alguém poderia me ajudar na escolha (pretendo comprar um dos dois) mais
    não quero alguém que saiba só do iPad (me induzindo) e nem um que saiba
    só do Xoom (me induzindo tbm). Quero um que saiba como são os dois para
    tarefas do dia-a-dia, acesso a net, 3G, HDMI e etc.

    Por favor, alguém me ajude aew 😀

  • Matheus

    Gostei deste Xoom. Tenho um smartphone da Motorola e estou muito
    satisfeito com ele. E pelo o que eu já li e vi a respeito deste tablet
    ele vai ser um concorrente muito próximo ao iPad 2.

    • Matheus

       kkkkkkkkkkkkkkk , próximo ao iPad 2? Nem a pau. Esse Tablet foi uma
      medida desesperada para ser lançado primeiro do que o iPad 2. Tá muito
      BETA esse motolixo,use o iPad e o Xoom e tu vai ver a 'PROXIMIDADE'.
      Teste e comente…

      • Ícaro

        Matheus se enxerga, a xoom é muito melhor que um iPad 2 com 512 de ram, metade dos tablets convencionais

        e câmera de menos de um 1 megapixels; e isso foi TESTADO E COMPROVADO.

        • André Luiz Sc

           Sou usuário do iPad, iPad 2, Galaxy tab e um Xoom. O Xoom realmente é um
          produto que com certeza vai ser melhorado. "Mas para julgar como
          motolixo não deve ter um para testar". A Apple pode perder mercado sim
          para outros tablets e o Xoom é um concorrente em potencial, mas a
          Motorola deve fazer exatamente o que a Apple não fez, corrigir erros.

          A Apple, ao que parece, anda se preocupando em reduzir espessuras em vez
          de ouvir os consumidores, que pedem incansavelmente para que a mesma dê
          um pouco mais de autonomia ao usuário. Por exemplo, utilizar o Flash.

          Mas, na minha opnião, para quem quer um sistema seguro e fechado, fique
          com a Apple; se quiser uma coisa "ainda não terminada", porém com grande
          potencial de crescimento, fique com um Motorola Xoom.

          Minha pontuação final é: 9,0 iPad 2 / 7,5 Motorola Xoom / 5,0 Samsung Galaxy tab

          • Luigi Moro

            Porra manolo. Tu é rico pra c* não. Tem os 4 tablets. Mas vejamos só, realmente não podemos julgar o aparelho sendo que o sistema ainda está engatinhando. Ainda há muito a esperar. Eu ainda estou indeciso se compro o iPad 2 ou o Xoom, mas eu achei a análise desse site muito desesperada.

            Tanto é que a pessoa que escreveu usou como argumento a seguinte frase: "Mesmo assim, se você quer um tablet potente, com uma tela de maior definição para vídeos e games e não quer ficar preso aos apps da Apple e a censura que ela impõe sobre alguns aplicativos[*], o Xoom poderá vir a ser a sua escolha".

            Ora, se o escritor mais acima havia acabado de dizer que o Xoom (Android 3.0) perdia na quantia de apps próprios de tablets, como ele usa o mesmo argumento pra jogar o Xoom mais acima?

            • Luigi Moro

               Outro detalhe, são os apps presos às regras da Apple que nos faz
              escolher a melhor opção, a apple, pois de nada serve um hardware se o
              sistema não tem nada de interessante a oferecer. Por que será que ainda
              faltam tantos desenvolvedores pra tablets Android e pra iOS (iPad) já
              temos tantos apps? Porque o sistema iOS é melhor.

              Mais um ponto a observar. Eu nunca vi um app ser removido da AppStore
              por ser suspeito de ser malware ou ser malicioso. Já na Android Market
              eu vejo app saindo direto. Por que? Justamente por causa dessa
              "Liberdade" na produção de apps que caem vários apps maliciosos na loja
              de aplicativo. Vale mais ficar "preso" aos apps de qualidade da Apple do
              que estar sujeito a baixar a qualquer momento algum app pela Android
              Market que roube suas informações pessoais.

              E cá entre nós, acho que não vale dizer "preso" aos apps da Apple, pois
              quem tem mais apps em loja é a AppStore, tanto na parte de smartphone
              quanto pra tablet.

              • Ícaro

                 Errado mano, ele disse apps EXCLUSIVOS PRO 3.1 ele não disse que só
                tinha esses,tem MUITO mais de 250.000 apps. Aprenda a ler. Pelo menos eu
                tenho um android 2.1(Eclair) e posso dizer que mais do que isso !!!!!!

                E pra você aprender existem as seguintes versões:

                1.5 Cupcake (bolinho individual)

                1.6 Donut (rosquinhas)

                2.1 Eclair (bomba de chocolate)

                2.2 Froyo (Frozen Iogurt)

                2.3 Gingerbread (biscoito de gengibre)

                3.1 Honeycomb (colmeia)

                Perceberam? CDEFGH, ordem alfabética dos nomes acima mas cadê o A e B?
                Simples, foram as primeiras versões do android e a google não diz o
                significado delas.

                E os nomes das versões são doces, todos engraçados, um mais gostoso que o outro

                Atenção como esperado ha uma expectativa que a letra ´´I´´ seja o Ice Cream Sandwich.

              • Paz

                Tenho certeza que você vai concordar comigo: essa “guerra” dos tablets é ótima tanto para os fãs da Apple como os dos seus concorrentes.
                Todos vão sair ganhando. Teremos produtos melhores, mais opções, e preços cada vez menores.

  • Francielly

    Agora que fiquei confusa de vez.. realmente tô em dúvida cruel.. Motorola Xoom, iPad 2, Samsung Galaxy, vou ficar doida..

    A pura raiva da Apple é o seguinte: ela lançou o iPad, no mês seguinte
    começou a trabalhar no iPad 2, agora, nem com um semestre do lançamento
    do iPad 2, ela já tá começando a definir o design do iPad 3, que vai
    concorrer com o tablet da Microsoft…

    Que sem dúvida nenhuma, como o windows, xbox, o tablet da microsoft será o melhor dos melhores.. O ruim é esperar.

    • Paz

      Francielly:
      Não quero influenciar na sua compra, mas…
      Acho o iPad 2 melhor do que o Galaxy e o Galaxy melhor do que o Xoom.
      Os tablets com Windows ainda são um mistério.

      Se está com tanta dúvida, espere. Todos vão ficar mais baratos no final do ano.
      Só para te atrapalhar mais um pouco, não se esqueça que vem por aí um netbook muuuito interessante com o sistema operacional Chrome. Veja neste artigo: http://www.blogdopaz.com.br/chromebooks-o-melhor-

      • Ícaro

         DEIXA de ser burro o android é da google.

        • Yrvcomunica

          Errado, pq o sistema operacional do XOOM não é Windows e sim Android.

          Acho um bom caminho; pelo que andei pesquisando a Apple já tem um grande
          número de fãs no mercado para a compra de seus produtos.

          Mas a Google junto com a Motorola vem chegando ao mercado com esta nova
          criação, o Android 3.0, que, pelo que vi, veio para competir forte com a
          Apple. Simplesmente gostei muito. Nunca testei mas já vi que tem
          problemas. Agora é só esperar para ver as atualizações e mudanças.

  • Kevin

    Parabéns pelo artigo, de ótima qualidade mesmo. Estava a procura de uma
    comparação imparcial mas que não levasse em conta exclusivamente dados
    técnicos, e fica bem claro quais são as vantagens de um e as vantagens
    do outro.

    Muito bom mesmo.

    • Paz

      Aproveito para dizer que criar e manter este Blog é o resultado de um trabalho de muita dedicação e pesquisa.
      Totalmente compensado pelo número de visitas e por todas as participações (como a sua).

  • Alexandre

    Eu ainda tenho uma dúvida: eu tenho internet banda larga viacabo.
    Comprando um tablet, no caso o XOOM, dá para fazer uma coneção através
    de roteador?

    • Ícaro

      Acho difícil amigo, pois ele aceita chip e pode acessar a net usando os
      créditos. A Motorola não ia perder tempo fazendo um produto pra aceitar
      esse tipo de cabo já que ele aceita chip

    • Paz

      Claro, Alexandre, com certeza. Sem problema.

  • Vinicius

    Estou na dúvida entre os tablets tb.

    Sou realmente encantado pelos produtos da Apple, que podem xingar quanto
    for, a experiência final do consumidor é a melhor com os produtos
    Apple.

    Mas muito me interessa a liberdade do Xoom, de conectar com qualquer PC ou Note, e o fato de ter cartão de memória.

    Mas aê galera, parem de se atacar..

    E a dúvida continua…

  • André Luiz Sc

    Sou usuário do iPad, iPad 2, Galaxy tab e um Xoom. O Xoom realmente é um
    produto que com certeza vai ser melhorado. "Mas para julgar como
    motolixo não deve ter um para testar". A Apple pode perder mercado sim
    para outros tablets e o Xoom é um concorrente em potencial, mas a
    Motorola deve fazer exatamente o que a Apple não fez, corrigir erros.

    A Apple, ao que parece, anda se preocupando em reduzir espessuras em vez
    de ouvir os consumidores, que pedem incansavelmente para que a mesma dê
    um pouco mais de autonomia ao usuário. Por exemplo, utilizar o Flash.

    Mas, na minha opnião, para quem quer um sistema seguro e fechado, fique
    com a Apple; se quiser uma coisa "ainda não terminada", porém com grande
    potencial de crescimento, fique com um Motorola Xoom.

    Minha pontuação final é: 9,0 iPad 2 / 7,5 Motorola Xoom / 5,0 Samsung Galaxy tab

  • Paz

    Verdade Matheus, a Apple decidiu finalmente revelar o clock da sua máquina. Vou atualizar isto.

  • Jkw88

    Engraçado, a Apple não informa sobre as especificações em seus anúncios.
    Sabe por que? Porque a maioria dos compradores da Apple não se importam
    com isso – ou não quer saber. Então, basta a Apple dizer: "É mágico, vá
    comprar e gastar o seu dinheiro."

    • Matheus

      Cara, a Apple especifica sim suas características, entre no site da
      Apple e veja a aba 'iPad', nele irá motrar o A5 QUE DIRÁ 1GHz dual-core e
      na câmera dirá VGA.

      E sim,o iPhone,iPad e iPod Touch são mágicos. Se um dia você mexer neles
      e depois mexer num Motorola Android vai querer jogar ele fora, porque
      foi extamente o que eu fiz, tu mexe no iPhone ou iPad, é muito rápido,
      inteligente.

      Agora, fui mexer na VIVO e ver o Xoom, sério cara, sempre a m*rda do jogo racing thunder e ainda é um TABLET LERDO em comparação ao iPad. Tem que pressionar a tela em vez de tocar , e ainda é lerdo pra responder, muito lerdo.

      • Vinicius

         o itunes é uma b*sta e vc tem corajem de falar q é magico,n brisa

        • Matheus

          Meu amigo, quando foi que elogiei o iTunes?

          E segundo, deve ser uma bosta no seu Windows, mas no meu Mac fica perfeito.

          • José Silva

             Apple é magico mesmo, em formar uma religião de fâ boys. Já estive com
            os dois e hoje sem arrependimento estou só com o Motorola.

            • Dnacron

               Comprei um Xoom e não me arrependo em nada. Já usei o iPad 1 e 2… e
              parece Playstation bloqueado. Vc só tem recursos se pagar… e brother
              !!! convenhamos …

              Só não rodar flash já é algo horrível.

              Não vi vantagens e nada … nada … nada mesmo de mágico! No Xoom eu
              mesmo posso criar um sistema, um componente, qualquer coisa e colocar
              nele.

              Ipad só compra quem é fã. Se analisar prós e contras, Xoom é a escolha certa.

              • Matheus

                Óbvio que quando digo mágico, é apenas uma expressão de que o iOS é fluido, sem travamentos chatos, incompatibilidade e etc.
                Tenho que admitir que com o H3.1, teve correções de bugs e falhas do Android, mas ainda prefiro meu iPad 2, o suporte para App.

                A Apple da uma atenção especial para o iPad 2, o que garante muitos apps dedicados, atualizações do iOS e novos futuros recursos para ele.
                Mas é só ver as vendas, o iPad tem 91% do mercado mundial de Tablets, SIM! 91%!!!!

                Vou esperar pelo iPad 3 ou um tablet Android que realmente supere o iPad 2, qua ainda não existe.
                Já useis o Acer Iconia, Motorola Xoom, Galaxy Tab 10.1 e Asus EE Pad, e nenhum deles mudou minha idéia a respeito do meu iPad 2.

      • Paz

        Verdade Matheus, a Apple decidiu finalmente revelar o clock da sua máquina. Vou atualizar isto.