Quem disse que você precisa ter o último modelo do iPad?

Por 300 reais é possível encontrar tablets razoáveis em lojas “virtuais” brasileiras.

Mas é preciso ficar atento para saber se o tablet que você procura vai poder rodar o que você pretende.

Se vai usar um tablet apenas para poucas tarefas básicas (navegar na internet, por exemplo) talvez não seja necessário torrar uma grana com um tablet top de linha.

Vou analisar aqui dois dos modelos mais vendidos pelas lojas “virtuais” brasileiras, ambos da marca Coby, norte-americana.

Coby Kyros MID7015 / 7 polegadas

Pesquisando no Buscapé é possível encontrar um tablet da marca Coby, modelo MID7015, por 289 reais. Acrescente uns 30 reais para o frete.

A configuração é básica, mas o suficiente para executar as tarefas mais rotineiras como navegar pela internet, usar as redes sociais (facebook, twitter), email, rodar vídeos do youtube, edição de texto.

Prós

É um dos tablets mais baratos do mercado /// Entrada para cartão micro SD (acrescenta mais 16GB de espaço). /// Tem porta USB e saída HDMI (para tv de alta definição).

Botões completos e bem distribuídos (inclusive com um botão central).

Contras

Tela resistiva (800 x 480px). /// Processador é um ARM 1176 (720 Mhz) /// A capacidade de armazenamento é de apenas 4GB (só 2,9GB utilizáveis). /// Memória de apenas 256MB DDR2 (é bom lembrar que parte dela é usada para o vídeo).

Android 2.1 /// Não oferece conexão direta à loja do Android.

Não vem com câmera, 3G, bluetooth e GPS. /// O alto-falantes entrega um som abafado. /// A tela resistiva não permite o multi toque.

Baixa autonomia da sua bateria. Com WiFi funcionando dificilmente você vai conseguir mantê-lo ligado por mais de 3 horas.

Coby Kyros MID8024 / 8 polegadas

Quem puder gastar um pouco mais o melhor mesmo é comprar um modelo mais rápido, o Coby Kyros MID8024.

A primeira grande diferença em relação ao MID7015 está na velocidade: o MID8024 vem com um Samsung Cortex A8 de 1GHz e tem o dobro de memória RAM (512MB). Isso faz uma grande diferença no desempenho.

Claro, você vai ter que colocar pelo menos mais duas notas de 100 reais na relação com o MID7015. Os preços nas lojas variam entre 406 reais e 999 reais!!!

Além de uma tela maior (8 polegadas) a resolução também aumenta, mas não muito: 800 x 600px. E, assim como no modelo mais barato, também é resistiva.

O MID8024 roda uma versão “mais atualizada” do Android, a 2.2 (Froyo). E, assim como o outro modelo, não tem acesso à loja de aplicativos do Android. Mas é possível acessar a AppsLib (com poucos aplicativos) e a loja da Amazon (muito maior mas com poucos aplicativos gratuitos).

Prós

Tem uma boa relação custo/benefício /// Entrada para cartão micro SD (acrescenta mais 32GB de espaço). /// Tem porta USB e saída HDMI (para tv de alta definição).

Contras

Tela resistiva. /// A capacidade de armazenamento é de apenas 4GB (só 2,9GB utilizáveis).

Android 2.2 (Froyo) /// Não oferece conexão direta à loja do Android.

Não vem com 3G, bluetooth e GPS. /// O alto-falantes entrega um som abafado. /// A tela resistiva não permite o multi toque.

Botões mal distribuídos podem ser acionados involuntariamente.

Baixa autonomia da sua bateria.

Conclusão

O Coby Kyros MID7015 vai decepcionar quem pretende um tablet com um maior desempenho. Como vem com pouca memória RAM, ele pode ficar lento e travado.

Mas pode ser uma opção para quem realmente não quer (ou não pode) gastar mais do 300 reais por um tablet.

O Coby Kyros MID8024 é uns 200 reais mais caro. Tem as mesmas configurações básicas, com duas diferenças fundamentais: um processador mais veloz e o dobro de memória RAM.

Mas o que pega mesmo nestes dois modelos são a baixa qualidade da tela e a resposta (lenta) ao toque.

J Paz Filho

J Paz Filho

Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce.///Especialização em design na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados.///Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.
J Paz Filho