O primeiro computador Apple, produzido por Steve Jobs na garagem da casa de seus pais, está a venda por 150 mil libras esterlinas (416 mil reais).

O lance poderá ser dado na casa de leilões Christie’s de Londres, no dia 23 de novembro.

Foram feitos aproximadamente 200 modelos do Apple 1 original e acredita-se que somente alguns poucos (menos de 50) ainda estejam em boas condições.

O Apple 1 começou a ser vendido em julho de 1976 pelo preço de 666,66 dólares. Vinha com uma memória de 8K, “apenas” 545 mil vezes mais lento do que os computadores Apple atuais.

Fita k-7, e vinha como acessório

Nem disquete tinha, os dados eram armazenados em uma fita k-7 e a interface para a conexão do k-7 tinha um custo extra de 75 dólares.

Para alcançar este valor o Apple 1 vem completo, “na caixa”.

Acompanham os manuais de instrução e uma carta personalizada, assinada por Jobs, aparentemente respondendo ao cliente sobre quais monitores e teclados mais adequados.

Sim, é isto mesmo, teclado e monitor eram itens que deveriam ser comprados separadamente.

Hoje adquirir um computador é uma atividade de rotina, mas nos anos 70, para se ter um computador funcionando, o próprio cliente deveria montar uma placa-mãe “na solda”.

Por isso, um kit como o da Apple representou uma grande novidade.

Os organizadores esperam um grande interessse pelo leilão e não será nenhuma surpresa se o lança ultrapassar o valor de 150 mil libras.

J Paz Filho

J Paz Filho

Jornalista (PUC) /// Designer (Unisinos) /// Geek /// Produtor de conteúdo editorial ///Websites e e-commerce /// Editor de jornais e revistas
J Paz Filho