Não há como negar: os tablets estão tomando conta do mercado.

Mas vamos devagar. A tecnologia é algo que facilita a nossa vida (ou deveria) mas está havendo um certo exagero também.

O hiper esperado lançamento do iPad 2 é um destes acontecimentos que já estão enchendo a paciência. Mais uma vez a Apple e suas ações de email-marketing, hotsites e outros blá, blá, blás.

Pensem comigo: os aparelhos da Apple não são baratos. Aí você se esfola para ter um deles e menos de um ano depois a empresa lança um novo modelo, com algumas novas funções.

Em todo caso, ainda é cedo para se afirmar que não haverá grandes mudanças.

Novidades? Talvez o preço… mas a Apple pode surpreender

Especula-se que o iPad 2 não deva ter nenhuma grande novidade, e que muitas delas serão inspiradas nos seus concorrentes diretos: uma câmera, video-conferência (ou qualquer outro nome que se quiser dar para isso), maior “potência”, mais acessórios (um suporte de mesa mais aprimorado do que o atual, talvez).

Na avaliação de algumas publicações especializadas as principais mudanças poderiam ser:

  • Um iPad 2 mais leve e mais fino. Especula-se que a Apple vai utilizar um vidro de tela mais fino e um painel contendo fibra de carbono.
  • Mais memória: os iPads atuais vem com 16GB, 32GB e 64GB. Não seria improvável uma memória de 128GB.
  • Rumores iniciados já em agosto do ano passado afirmam que a Apple iria introduzir um giroscópio de três eixos — mais uma boa notícia para desenvolvedores de jogos.
  • Na lista de desejos dos applemaníacos está certamente o retinal display — já presente nos novos iPhone e iPod — com maior resolução e aprimoramentos na apresentação das imagens. Isto certamente lançaria o iPad em direção aos e-readers.
  • Mas este acréscimo “rouba” recursos da bateria em uma tela bem maior que seus irmãos menores. O que deve acontecer é uma redução no brilho da tela, para melhorar sua visualização sob luz natural intensa.
  • E mais óbvio: uma câmera frontal, inexplicavelmente ausente no iPad 1. Seria também uma ótima oportunidade para os desenvolvedores criarem novas opções.
  • Quando ao preço, parece improvável que a Apple faça alguma concessão como líder de mercado. Mas se você não dá tanta importância em ter uma câmera frontal, talvez seja a hora para obter bons descontos com o iPad 1.

E eu torço para não precisar assistir mais uma vez alguma matéria na tv mostrando os consumidores da Apple, dormindo na frente de alguma Apple Store, com uma entrevista exclusiva do primeiro da fila.

Bom, depois de ter redigido este artigo me deparei com uma notícia postada no site da Apple: um repórter da agência de notícias Reuters teria flagrado um protótipo do iPad 2 em um evento.

Segundo a matéria, o novo aparelho tem uma câmera frontal. Então tá.

Confira este vídeo feito pelo site norueguês Itavisen com todas as novas funções revolucionárias do iPad2 – um “furo” espetacular de reportagem.

Muuuuuuuuuuito bom.

[youtube height=”335″ width=”530″]http://www.youtube.com/watch?v=ct1_r_61sk8&feature=youtu.be[/youtube]

 

J Paz Filho

J Paz Filho

Jornalista (PUC) /// Designer (Unisinos) /// Geek /// Produtor de conteúdo editorial ///Websites e e-commerce /// Editor de jornais e revistas
J Paz Filho