Para começar, nem perca seu tempo procurando a última versão do programa. Nada de baixar um pacote, enviar para o servidor, pesquisar sobre erros de instalação. O SquareSpace já está no seu browser, esperando por você. Mas isso ainda não é nada quando a gente descobre, de boca aberta, a funcionalidade deste “programinha”.

Seria arriscado qualificar o SquareSpace como um CMS pronto, ajustado e que serve para qualquer tipo de website. Na verdade, acho que ele se encaixa bem para serviços menores, mas aí só no uso para definir isso.

Em termos de flexibilidade ele bota no chinelo qualquer outro CMS do mercado. Precisa ajustar o tamanho das colunas? Arrasta e solta. Posicionar uma foto num post? Brincadeira de criança. Adicionar uma widget? Com dois cliques. E o editor de textos… nem vou falar, confira você mesmo…

Recurso clicar-arrastar facilita a vida do web designer

Recurso clicar-arrastar facilita a vida do web designer

Eu que comecei como “diagramador”, pois naqueles tempos nem existia a figura do “designer gráfico”, sempre achei os programas de web meio toscos, complicados. Porque não fazem um programa para o usuário? Pois agora ele está aí.

É pago, mas vem com um pacote de serviços completo

É claro, o SquareSpace é pago e a gente já se acostumou com serviços gratuitos. Mas será que não vale a pena gastar uns pilas com um sistema que vai facilitar a nossa vida? Funciona simples assim: tudo fica no servidor e você paga 12 dólares por mês para um blog de até dez páginas, com algumas funcionalidades. De 20 a 36 dólares para sites maiores. Bem, no site não explica exatamente quantos domínios se pode colocar.

No teste que eu fiz (e que você também pode fazer, através da demo do programa) já deu para ver que não é preciso se preocupar com as urls amigáveis, por exemplo. Quem produz websites sabe muito bem do que eu estou falando. Da importância das SEFs para a indexação pelos buscadores. E a dor de cabeça que isso pode representar.

Squarespace para iPad

Se você possui um iPad ou iPhone pode publicar e editar entradas de blog, salvar rascunhos, pré-visualizar suas atualizações, gerenciar os comentários e ter acesso a estatísticas do seu site online.

Para usuários avançados, o aplicativo iPad para Squarespace fornece o gerenciamento de múltiplas contas. Quase todas as características do Squarespace podem ser acessadas via iPad.

Gerencimento pode ser feito pelo iPad

Hospedagem e suporte garantidos

Um dos grandes recursos deste CMS é a hospedagem. Isto significa que todos os arquivos já estão disponíveis e não existe a preocupação com instalação ou atualizações. Fora isto, todo o serviço de SEO (as URLs amigáveis) é executado automaticamente.

Para quem não abre mão de um suporte 24h, o SquareSpace oferece um serviço cuja principal característica é o atendimento por especialistas no programa. Segundo a empresa, a meta é resolver qualquer problema em 15 minutos. Será?…

Tudo na mão

Mas faltou um exame mais completo sobre a tradução para português e segurança. De resto, o SquareSpace tem um painel incrivelmente acessível, com controle de usuários; filtro de IP; gerenciador de comentários e posts; estatísticas de tráfego… Sem falar que os tutoriais estão estão sempre à mão.

Todos os comandos ficam sempre a disposição

Importação completa de outros blogs

Segundo o pessoal do SquareSpace, a importação de blogs de outros CMS (WordPress, Blogger, Movable Type e TypePad) é completa. Isto inclui textos, imagens, tags, posts, comentários. Melhor de tudo: preservando as URLs originais.

Bom, se você trabalha nesta área e já ficou horas tentando solucionar aquele “probleminha” com um módulo do Joomla, vale a pena fazer pelo menos um “test-drive” com o SquareSpace. Seus conceitos sobre programas CMS nunca mais serão os mesmos…

J Paz Filho

J Paz Filho

Jornalista (PUC) /// Designer (Unisinos) /// Geek /// Produtor de conteúdo editorial ///Websites e e-commerce /// Editor de jornais e revistas
J Paz Filho