Confesso que só fiquei sabendo hoje do (re)lançamento do Nexus 7 no Brasil. E por acaso.

Descobri que ele já está a venda há dois dias, desde a quinta-feira, 25 de abril, no site do Walmart.

Para mim isso não chega a ser uma grande surpresa, afinal, a estreia do tablet do Google no país já tinha sido um grande fiasco.

Para quem não se lembra, ou não viu, no final de janeiro ele apareceu (e desapareceu) do site do Magazine Luiza, em apenas dois dias.

Segundo um dirigente da Asus (o fabricante do Nexus), as duas empresas não teriam chegado a um acordo sobre o preço final do aparelho.

No primeiro “lançamento” ele foi anunciado por 1.299 reais. Agora ele chega por um preço bem mais razoável: 999 reais.

Vale ou não vale?

Vamos então ao seu custo/benefício, o que realmente deve estar interessando para você.

Para termos uma ideia, vou compará-lo ao Samsung Galaxy 7 P3110, um dos seus concorrentes no mercado local, que sai por 699 reais.

Escolhi este modelo da Samsung por que ele também entrega uma configuração que representa a média dos tablets de 7 polegadas vendidos por aqui.

É uma diferença de 300 reais. O Nexus 7 deveria ter mais recursos. E tem.

Acompanhe os principais:

nexus7_tela

TELA

A resolução chega aos 1280×800 e vem com tecnologia IPS. Isso significa maior nitidez, maior ângulo de visão e tempo de resposta (atualização de tela) muito menor. Ótimo para rodar games. Se bem que muitos usuários tem reclamado do baixo contraste.

 

nexus7_nvidia_tegra3

PROCESSADOR 

É um nVIDIA Tegra 3 (ARM Cortex A9). É um quad-core, mas é bom lembrar que ele não entrega, necessariamente, o dobro de velocidade de um dual-core. Mas com certeza melhora o desempenho geral e oferece mais estabilidade.

 

nexus7_android4_1

ANDROID 4.1

O Nexus 7 foi o primeiro tablet do mundo a usar o Android Jelly Bean (Por que será??). O site que vende o tablet do Google no Brasil (o Walmart) indica que vem com a versão 4.1 (nos EUA vem com a versão 4.2).

Pode não parecer, mas, a cada nova versão, o Android tem mudanças importantes que são necessárias não só para melhorar o layout, mas principalmente para acompanhar o desempenho de novas telas e novos processadores.

Conclusão

O Nexus 7 é considerado pela maioria dos sites especializados estrangeiros como o melhor tablet Android.

Atributos realmente ele os tem de sobra, mas o que também agrada, e muito, o consumidor lá de fora – norte-americanos por exemplo – é o seu preço matador: 199 dólares. Na conversão direta seriam 398 reais.

Mas fazendo uma comparação entre os tablets concorrentes à venda no Brasil, ele talvez tenha o melhor custo/benefício.

J Paz Filho

J Paz Filho

Jornalista (PUC) /// Designer (Unisinos) /// Geek /// Produtor de conteúdo editorial ///Websites e e-commerce /// Editor de jornais e revistas
J Paz Filho