O Chromecast, do Google, é um aparelho muito bem construído. Mas – como quase todo dispositivo – não está livre de problemas.

A minha experiência com o Chromecast sempre foi tranquila; a instalação é muito fácil e não é muito comum se encontrar algum problema — principalmente se a configuração for executada corretamente e se o roteador for compatível.

Acompanhe aqui uma lista dos principais problemas encontrados pelos usuários de Chromecast e as soluções mais simples para você resolver.

Os problemas mais comuns e suas soluções:

1 — Roteador
Já usei o Chromecast em dois roteadores, um D-Link e um TP-Link, usando velocidades de 5 Mbps e de 15 Mbps, da GVT/Vivo. Não encontrei qualquer erro.

E raramente é preciso mudar alguma configuração no roteador.

Se tiver alguma dúvida, consulte esta lista oficial de roteadores compatíveis com o Chromecast:

https://goo.gl/PGDdb9

2 — Ícone do Chromecast não aparece no aplicativo

É também um erro incomum. Se isso acontecer:

> Confira se a internet está ligada.

> Limpe o cache do aplicativo.

> Se não resolver, tente reinstalar o aplicativo.

Ícone do Chromecast no app YouTube

3 — Meu Chromecast não aparece na lista de dispositivos

Talvez o seu smartphone ou tablet e o seu Chromecast não estejam na mesma rede.

> Confira a intensidade do sinal da internet através do próprio ícone do seu smartphone/tablet.

> Faça a reinstalação do Chromecast. Isso pode ser feito diretamente no aparelho (aperte o botão por 25 segundos), ou no app Home.A primeira opção e a reinicialização completa, a segunda uma reinicialização do usuário.

4 — Ops, Ocorreu um problema ao estabelecer a conexão

> Confira se smartphone/tablet estejam na mesma rede wi-fi.

> Use o extensor HDMI que vem na caixa do Chromecast.

> Seu dispositivo ou o Chromecast podem estar muito longe do roteador.

> Sua banda larga deve ter pelo menos 2 Mbps

> Tente desligar/ligar o roteador e o Chromecast.

> Solução final, resetar o Chromecast.

Erro de conexão, no Home

5 — Rede congestionada

Se o sinal de internet estiver forte e a sua banda larga é veloz e estável, o problema pode estar no congestionamento da rede.

O maior vilão parece meio óbvio: o número excessivo de aparelhos ligados na mesma rede ao mesmo tempo.

Neste caso, a qualidade de transmissão do streaming de vídeo é tremendamente afetada.

> Confira se o seu roteador tem o recurso QoS. As regras QoS permitem priorizar certos tipos de tráfego em relação a outros para proporcionar uma melhor experiência ao usuário.

Muitos novos roteadores são bastante bons em reconhecer automaticamente os tipos de tráfego e priorizar automaticamente serviços de streaming sobre outros serviços para garantir que eles tenham largura de banda suficiente, nem todos os roteadores fazem isso e a maioria dos roteadores mais antigos não.

O outro tipo é o congestionamento do espectro sem fio. O Chromecast, primeira versão, infelizmente, não suporta Wi-Fi de 5GHz e está preso na banda de 2,4 GHz.

A banda de 2,4 GHz é bastante congestionada (especialmente se você mora em um condominio com muitos apartamentos e dezenas de roteadores próximos).

> Faça uma pesquisa na internet para saber como encontrar o melhor canal wi-fi e como fazer isso no seu roteador.

6 — O Chromecast reinicia no nada

Você está assistindo um vídeo e o Chromecast começa a rodar de um mesmo lugar (loop) ou reiniciar.

> Se o cabo USB estiver na entrada da TV, tente ligá-lo diretamente na tomada.

7 — Vídeos travando

Não basta apenas uma conexão banda larga com muitos Mbps.

Acima de tudo, a conexão deve ser estável, com poucos picos de baixa/alta velocidade.

O Chromecast tenta compensar essa variação, mas em algumas situações pode haver travamentos.

> Reinicie o roteador.

8 — O Chromecast não aparece no navegador Chrome

O ícone do Chromecast só vai aparecer no Chrome de desktops e notebooks com a extensão Google Cast instalada.

> Feche e abra o Chrome novamente.

9 — Solução de emergência

Se não estiver conseguindo conectar o seu tablet ou smartphone a uma TV através do Chromecast:

> Faça a conexão através da aba Google Cast, no Chrome do seu PC ou notebook.

A “vantagem” deste recurso é a possibilidade do usuário escolher a qualidade de streaming. Por exemplo, baixa-la para 480p de resolução.

J Paz Filho

J Paz Filho

Jornalista (PUC) /// Designer (Unisinos) /// Geek /// Produtor de conteúdo editorial ///Websites e e-commerce /// Editor de jornais e revistas
J Paz Filho