O melhor
Material usado na produção, acabamento, tela, velocidade, personalização de widgets, aprimoramentos de vídeo, número de conexões/portas disponíveis, bateria separada, custo-benefício.
O pior
Sistema Android ainda possui bugs (falhas), poucos aplicativos disponíveis por enquanto, espessura e peso.

Enquanto a filial brasileira apresenta ao mercado o myPad, a Toshiba internacional acaba de lançar um tablet capaz de enfrentar a concorrência de frente.

Fininho ele não é. Mas isso tem uma razão: a variedade de portas para conexões USB, HDMI e SD “roubam” este espaço (mas esta pode ser exatamente a sua grande vantagem, e isso você vai ver a seguir).

Por esta razão ele parece bem mais pesadão (725g) do que os tablets concorrentes (Xoom, Galaxy, iPad 2). Se comparado ao Galaxy a diferença é realmente grande: 160g. Mas ele tem praticamente o mesmo peso do Xoom e é até mais leve do que o HP TouchPad.

Preço menor

A estratégia da Toshiba foi a de oferecer um produto completo por um preço inferior. De que forma? Lançando um modelo com 8GB de armazenamento. Com isso, o valor deste tablet chega ao mercado por 430 dólares. Nada mal! A versão com 16GB fica por 479 dólares e a com 32GB, 579 dólares.

Obs: o preço (em 19 de agosto, modelo com 8GB) já está em 380 dólares.

Android atualizado

Para começar o THRiVE vem de fábrica com o novíssimo Android 3.1 Honeycomb (o tablet nacional roda sob o Android 2.2, feito para smartphones).

Hardware potente

Sua configuração de hardware não é muito diferente do outros tablets Android top de linha que competem nesta categoria. Vem com um processador 1 GHz NVIDIA Tegra 2 dual-core e com 1 GB DDR2 de memória interna.

Conexões: um dos pontos fortes

Enquanto a Apple aposta na computação na nuvem (arquivos armazenados em um servidor remoto) a Toshiba decidiu seguir o caminho contrário: abrir espaço para as conexões USB, SD e HDMI.

Fica muito mais fácil transferir e compartilhar arquivos com outros dispositivos. Um recurso valioso, e ausente na maioria dos concorrentes, incluindo o iPad 2.

A Toshiba oferece ainda um aplicativo gerenciador de leitura de arquivos do cartão SD e portas USB, e um driver ExFAT Thrive, que suporta um drive externo de até 1TB, pela porta USB.

Fora isso, ainda é possível fazer uma conexão sem fios com qualquer dispositivo compatível com Wi-Fi e Bluetooth (funciona? isso ainda precisa ser testado).

Um aviso: não espere uma transferência de arquivos totalmente livre de problemas. Mesmo que a Toshiba libere suas portas, o seu sistema operacional muitas vezes “se atrapalha” com os arquivos que precisam ser abertos.

Problemas de compatibilidade, que também afetam os demais tablets que usam o Android Honeycomb (e o iOS do iPad ainda mais).

Caminho livre para os fotógrafos

Ninguém quer perder tempo com aplicativos e adaptadores USB (como nos tablets como o Motorola Xoom, Samsung 10.1 e iPad). Neste Toshiba isso deixa de ser um problema. Fez algumas fotos com sua máquina digital? Então basta colocar seu cartão no tablet e… pronto, pode visualizar tudo em uma tela grande. Sem complicações.

A Toshiba afirma que seu slot de cartão SD é compatível com cartões SDXC 128GB – ótimo para aqueles que precisam expandir o built-in de armazenamento, ou usar a alta capacidade dos cartões de sua câmera digital.

Bateria removível

Todo mundo se preocupa com a duração da bateria, mas quase ninguém dá importância a este ponto: se der um problema na bateria, e ela estiver integrada ao produto, você precisará enviar (todo) o tablet à assistência técnica. Uma bateria nova é vendida por 89,99 dólares.

O THRiVE é o primeiro tablet top de linha que possui uma bateria removível.

Pegada firme

A Toshiba dedicou uma atenção especial ao acabamento e design deste tablet. O THRiVE recebeu uma superfície emborrachada, antiderrapante, que envolve o produto.

Se preferir, você pode comprar outras capas, disponíveis em seis cores vibrantes e vendidos separadamente. Cada uma custa 19,99 dólares. Na loja da Toshiba também dá para adquirir uma película protetora de tela pelos mesmos 19,99 dólares.

Câmeras

O THRiVE vem com duas câmeras onboard. Uma webcam frontal com 2 megapixels (com microfone embutido para vídeo chat), e uma câmera traseira com 5 megapixels, com foco automático, suficientes para a produção de fotos e vídeos em alta definição (HD 720p).

Vìdeo aprimorado

Segundo a Toshiba, a sua tecnologia Resolution+ melhora a nitidez e a cor, ao colocar a imagem mais próxima  ao padrão original do conteúdo.

Além disso, o brilho e a cor são ajustados automaticamente, de acordo com o ambiente – o que garante uma melhor visualização em condições de alta luminosidade.

Tela: seguindo os líderes

A tela tem 10.1 polegadas, com uma resolução de 1280 x 800 pixels (a mesma do Motorola Xoom e Galaxy 10.1). Seu aspect ratio de 16:10 também segue às configurações destes dois concorrentes. Ideal para quem roda vídeos e games.

Nova opção de armazenamento

Outra novidade é uma nova opção de armazenamento: 8GB, inexistente na maioria dos tablets top de linha. Outros dois modelos também são oferecidos:  16GB e 32GB.

Sem 3G

O tablet da Toshiba só vem com a conexão Wi-Fi. Isso comprova o que os outros fabricantes já descobriram: a maioria dos usuários usa o tablet em casa, e não como um substituto do smartphone, por exemplo.

Conclusão

Vamos esperar para ver qual será o comportamento do THRiVE no seu teste definitivo: o teste dos usuários. Mas pelo que ele entrega em termos de hardware e por seu custo-benefício é um sério concorrente para ser um dos melhores tablets do ano.

Tabela completa especificações

Toshiba THRiVE Wi-Fi

Tela
Resolução
10,1 polegadas LED-backlit
(1280 x 800 pixels)
Peso 725g
Dimensões LxAxP 273 mm x 177 mm x  x 15,7 mm
Duração
da bateria
?
Wireless Wi-Fi (802.11b/g/n)
Bluetooth 3.0
Browser Android mobile browser
com suporte
ao Flash 10.1
Câmera
frontal
2 megapixels web cam
Câmera
traseira
5 megapixels Autofocus
GPS sim
Micro SD sim
Sistema
Operacional
Android 3.1 (Honeycomb)
Processor 1 GHz dual core Nvidia Tegra 2
Memória
RAM
1 GB DDR2
Memória
interna SSD
8GB /16GB / 32GB
Conexões Wi-Fi, Bluetooth, Fone de Ouvido, 1 USB normal, 1 mini-USB HDMI, microSD,
full-size SD card, Slot Secure Digital (SD): compatível com SD, SDHC e mídia SDXC
Aplicativos Android Market
Sensores GPS, giroscópio, acelerômetro, sensor de luz ambiente, bússola digital
J Paz Filho

J Paz Filho

Jornalista, faço a produção de conteúdo e a criação de websites - incluindo e-commerce.///Especialização em design na Unisinos///Editor de jornais e revistas especializados.///Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato.
J Paz Filho

Últimos posts por J Paz Filho (exibir todos)