Para muitas pessoas ler, editar e salvar documentos de texto é uma tarefa que remete imediatamente ao Microsoft Word.

Não existe uma versão do Word para o iPad, mas isso não significa que você não possa trabalhar com ele no seu dispositivo Apple.

Só para visualizar? É fácil

Deseja apenas ler um documento Word no iPad? Para isso não é necessário nenhum aplicativo extra. Você pode, por exemplo, enviar do seu PC um email para você mesmo, com um arquivo Word anexado. Depois, no iPad, abra sua conta de email e clique no link de anexos.

Outra opção é usar aplicativos para a transferência e visualização de documentos, como o ReaddleDocs ou o GoodReader.

Editar já é outra história

Editar um documento Word no iPad é um pouco mais complicado.

Apenas alguns poucos aplicativos são capazes de editar documentos do Word e um número menor ainda é capaz de manter a formatação do arquivo original.

Uma opção natural para trabalhar com o Word no iPad é o Pages da Apple, que mantem a maioria das principais características do Word. São preservados estilos de parágrafos, listas, colunas, tabelas, gráficos, formas, gráficos importados, cabeçalhos e rodapés.

Pages, da Apple, o melhor para edição

No entanto, o Pages não suporta notas de rodapé ou notas, hyperlinks, comentários. Assim, qualquer um desses itens presentes em um documento original do Word será removido quando você importá-lo, e alguns outros elementos (como as fontes, objetos agrupados e tabelas multi-page) serão alterados conforme o necessário.

Durante a importação o Pages alerta sobre todas as alterações feitas durante o processo, como a substituição de fontes, por exemplo.

Documentos Google

Esta poderia ser uma boa solução para editar documentos do Word no iPad, mas infelizmente o Google só oferece uma versão limitada para o navegador Safari.

Para fazer este “meio de campo” entre o Google Docs e o seu iPad existe a opção de usar aplicativos como  o Doc2 HD e o Office2 HD.  Ambos os aplicativos permitem controlar fontes, estilo, cor e alinhamento. Eles também são compatíveis com marcadores e listas numeradas, podem inserir e manipular tabelas e gráficos, e incluir a pesquisa, desfazer e refazer funcionalidades. Perde-se algumas formatações (estilos e bookmarks).

ipad_word_google_docs

Google Docs: gratuito com menos recursos

A vantagem de usar o Google Docs é poder enviar arquivos via anexos de emails ou salvá-los em outros sistemas de armazenamento baseado em nuvem. Como desvantagem, o Google Docs oferece menos opções de fontes, pouco controle sobre o layout e estilos de parágrafo limitados.

Preservando a formatação

Se você quiser preservar a formatação do seu documento Word original, pode escolher dois outros aplicativos da DataViz: Documents To Go e o Documents To Go Premium. Com eles você será capaz de editar arquivos Word, com a vantagem de ter o controle sobre a maioria dos controles de formatação. A nota negativa é que o Documents To Go Premium tem apresentado algumas falhas(bugs), conforme divulgou o site Macworld.

E mesmo que não seja possível adicionar elementos como gráficos e tabelas, eles são preservados na importação, assim como é preservada também toda a formatação original.

Quickoffice preserva grande parte da formatação original

Por fim, temos ainda o QuickOffice Pro HD, que preserva a grande maioria da formatação original ao editar e exportar um documento Word. Infelizmente sua capacidade de edição é mais limitada do que o  Documents To Go. São suportados apenas os estilos básicos de fontes (bold, italic, underline); tamanho de fonte e alguns atributos de parágrafo como bullets.

Conclusão

Se você precisa editar documentos Word no seu iPad a melhor escolha provavelmente fique entre o Pages (grande capacidade de edição/perda de alguma formatação original) e o Documents To Go ou QuickOffice Pro HD (que preservam a formatação original mas têm menos recursos de edição).

Mas com o iPad ninguém precisa editar um documento pensando apenas no Word. O Pages, por exemplo, é bem mais simples e fácil de usar. É verdade, não tem os mesmos recursos do Word. Mas para aqueles que precisam de um processador de textos sem muitas frescuras ele pode ser uma boa escolha.

E para quem deseja um editor mais sofisticado, também existem muitos outros aplicativos. E novos deverão ser criados também.

J Paz Filho

J Paz Filho

Jornalista (PUC) /// Designer (Unisinos) /// Geek /// Produtor de conteúdo editorial ///Websites e e-commerce /// Editor de jornais e revistas
J Paz Filho